Do excesso de velocidade

Na sequência do artigo publicado há um mês, e alertados pelo Blogue Menos 1 Carro, podemos afirmar que infelizmente continua a haver muita tolerância por parte das autoridades em relação ao excesso de velocidade. Preferimos não chamar conivência, pois acreditamos que não há essa intenção. Mas a realidade é que existe um sentimento de impunidade transversal à sociedade no que diz respeito ao não cumprimento da lei, sendo demasiado grave e dramático no caso do excesso de velocidade. 

Voltamos a publicar a tabela do referido post de Janeiro, que embora se refira apenas ao período de 2006-2008, mostra como em termos de fiscalização estamos muito atrás do resto da Europa.

multas_excess_vel

Infelizmente, face aos dados divulgados na semana passada, estes valores baixíssimos em Portugal mantêm-se: cerca de 25 multas/1.000 hab. E todos nós sabemos que este valor não é baixo por haver poucas infrações. É muito baixo pois há muita tolerância!

Quando me perguntam qual a medida principal para melhorar a segurança rodoviária de quem anda de bicicleta, respondo sempre: “acabe-se com o excesso de velocidade e com a velocidade excessiva“. Sim, porque para além de quem não cumpre os limites de velocidade, há muitos locais onde esses limites são claramente excessivos. Esta medida iria contribuir não só para a segurança de quem usa a bicicleta, mas de toda a sociedade em geral.

Infelizmente há velocidade a mais e fiscalização a menos.

Um pensamento em “Do excesso de velocidade

Os comentários estão fechados.