Guia do Condutor de Velocípede – ANSR

A ANSR publicou recentemente o seu Guia do  Condutor de Velocípede, dedicado ao tema do Código da Estrada e dos velocípedes, mas onde se encontram muitas mais informações úteis para quem quer utilizar a bicicleta como meio de transporte:

A ANSR apresenta o “Guia do Condutor de Velocípede”, publicação que decorre das alterações ao estatuto dos velocípedes no Código da Estrada, decorrente da Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro.
A introdução de uma nova cultura de mobilidade urbana foi uma das principais orientações desse processo legislativo, tendo resultado na alteração de diversas normas do Código da Estrada, que procuram promover meios de transporte mais sustentáveis.
Este “Guia do Condutor de Velocípede” insere-se no esforço de promoção dos modos suaves, dirigindo-se sobretudo aos ciclistas e utilizadores de bicicleta, mas também aos demais utilizadores da via pública, procurando dar a conhecer os direitos e deveres dos ciclistas para uma convivência pacífica entre todos os utilizadores da via pública.
Com este Guia pretende-se passar do texto legislativo para a promoção de boas práticas, necessárias para a sua aplicação eficiente.

guia_ansr2

A FPCUB foi uma das entidades consultadas para a dar o seu contributo para o referido Guia, e foi com satisfação que verificámos que o resultado final é muito bom, e muitas das nossas sugestões foram tidas em conta.

guia_ansr3

Não só as ilustrações mas todo um discurso cuidado e positivo, incluindo muita informação adicional sobre bicicletas em geral,  contribuem para que este guia seja sem dúvida uma iniciativa de louvar. Esperamos agora que o mesmo seja distribuído em larga escala para que os seus conteúdos cheguem ao maior número de pessoas possível. Fica aqui uma excelente base para no futuro se criar um manual escolar para Educação Rodoviária, que tanta falta faz aos alunos do Ensino Básico.

O guia pode ser descarregado da página da ANSR

Um pensamento em “Guia do Condutor de Velocípede – ANSR

Os comentários estão fechados.